“Todo aquele que beber desta
água terá sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a
água que eu lhe der virá a ser nele a fonte de água, que jorrará até a vida
eterna”. Jo 4,13-14
Caros
leitores, seguindo nossa formação acerca do sacramento do Batismo, vamos hoje
meditar e falar um pouco sobre a água e seu significado tanto na liturgia como
no Batismo. Segundo o Frei Alberto Bechkauser, a água é “símbolo significativo
e forte, que ocorre no Batismo e na Eucaristia”.
Falando propriamente do elemento natural, todos nós
sabemos quão importante é a água para a vida humana. Ela é muito mais
necessária que os outros alimentos que comemos e mais de 70% do nosso corpo é
formado por água. Podemos dizer então que água é vida. Eis que estamos no
simbolismo da água.
Com esta interpretação podemos nos transferir para a
reflexão junto do sacramento do Batismo, sobretudo a oração para a bênção da
água batismal que pode ser feita no dia do Batismo e na Vigília Pascal. Ao
longo desta oração nós acompanhamos as maravilhas feitas por Deus na história
da salvação do povo. Das águas do início do mundo surge a vida. Assim surge a
nova vida das águas do Batismo e um povo novo para Deus que nasce das águas
batismais. São Paulo compara o Batismo com o sepulcro, pois no Batismo morremos
com Cristo para o pecado e ressurgimos com Ele para uma vida nova. Em toda a
tradição da Igreja a pia batismal sempre foi comparada ao seio materno e a uma
mãe que dá à luz.
Esta oração no Batismo para a bênção da água foi-se
tornando aos poucos uma epiclese
para a bênção das águas, ou seja, com uma imploração especial ao poder Divino.
Ao mesmo tempo, esta bênção da água é também um memorial, pois recorda a salvação do povo de Deus e é epiclese porque invoca, pela descida do
Espírito Santo, a graça salvífica de Cristo para os candidatos ao Batismo.
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O momento em que o catecúmeno se dirige à Pia
Batismal é caracterizado como a descida de Cristo aos infernos e sua luta com o
demônio. A palavra catecúmeno vem do grego e significa adquirir pela escuta, ensinar. Antigamente
o Batismo de adultos era acompanhado por uma longa preparação que se fazia
dentro das celebrações da Quaresma, nas quais os catecúmenos eram inseridos
pouco a pouco na comunidade cristã.
A água no Batismo, portanto, significa a purificação
e a vida nova, que já fora expressa pelo batismo de penitência de João Batista.
O Batismo implica mais do que um sinal de conversão e penitência; é vida nova
em Cristo. Os batizados “vestiram-se de Cristo”. Pelo Espírito Santo, o Batismo
é um banho que purifica, santifica e justifica. O Batismo é um banho de água no
qual a “semente incorruptível da Palavra de Deus produz seu efeito vivificante”.
Ainda sobre a água na Liturgia temos mais dois
momentos. O primeiro deles é a preparação dos dons para o Santo Sacrifício, no
qual o sacerdote coloca uma gota d’água no cálice, misturando com o vinho. Esse
gesto simboliza o povo de Deus salvo das águas do Batismo pela fé no Sangue
redentor que se une a Cristo na oferta de si mesmo ao Pai.
Pelo mistério desta água e deste vinho
Possamos participar da divindade do vosso Filho,
Que se dignou assumir a nossa humanidade.
Por fim, temos o uso da água benta e a aspersão dos
fieis nas Missas Dominicais. Este gesto nos faz recordar que cada domingo é uma
Páscoa Semanal, em comemoração à Páscoa do Batismo.
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Na próxima postagem falaremos mais sobre a questão
da luz (vela) e revestir-se de Cristo.
REFERÊNCIAS
BECKHAUSER, Frei Alberto. Símbolos Litúrgicos, a água. Editora Vozes, 20ª Edição. São Paulo,
2010. p. 16, 17
Catecismo da
Igreja Católica. Editora Loyola, 9ª Edição. São Paulo, 2009. Paragrafo 1228.
SARTORE Domenico e TRIACCA Achille. Dicionário de Liturgia. Tradução de
Isabel Fontes Leal Ferreira. – São Paulo: Paulus. 4ª Edição, 2009. p. 336, nº 3
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