Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Arranjo Beneditino


Caros leitores, talvez quem tenha participado da Santa Missa em nossa paróquia no último fim de semana, tenha percebido uma novidade: uma cruz e quatro castiçais sobre o altar. Este é o chamado arranjo beneditino. Recebe este nome em homenagem ao Papa Bento XVI, que resgatou tão bela tradição da Igreja. Para uma melhor explicação, compreendamos da seguinte forma: no Rito da Missa Extraordinária, que era a única até o Concílio Vaticano II, tínhamos o sacerdote que rezava a Missa na forma Versus Deum, ou seja, voltado para Deus. 




A impressão que muitos tinham e que até hoje alguns tem ao participar da Missa no Rito Extraordinário, era de que o padre rezava de costas para o povo. Esta é uma interpretação errônea e grotesca. O padre rezava voltado para Deus. Muitos podem pensar que isto é apenas uma troca de palavras, mas não é. Ao celebrar voltado para Deus, tanto o sacerdote como a assembleia exprimem sua participação no mistério de amor de Jesus Cristo. Além do mais, explica o Papa Bento XVI, rezar voltado para Deus era um costume que atendia à piedade cristã de se rezar voltado para o oriente, lugar de onde nasceu Jesus. Nas Igrejas de São João de Latrão e de Santa Maria Maior, até o século IX o altar ficava na nave central da Igreja e a cadeira do bispo na parede oriental, também chamada de abside. Mas no tempo do Papa Gregório Magno, o altar foi deslocado mais proximamente da cadeira episcopal, pelo fato de que naquela nova localização, era certeza de que ele estava bem em cima do túmulo de São Pedro.




Ao assumir o pontificado em 2005, o cardeal Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, propôs uma reforma da reforma: na qual o sacerdote rezaria voltado para Deus e voltado para a assembleia ao mesmo tempo. Bento XVI implantou o uso de uma cruz em cima do altar e ao lado quatro, seis ou sete castiçais com velas acesas. Desta forma, o antigo costume volta. Neste arranjo, carinhosamente chamado de arranjo beneditino em homenagem ao papa, a cruz fica voltada ao sacerdote, mas não por ele, e sim pelo altar, que é onde celebramos o sacrifício. Desta forma, o sacerdote não oferece o sacrifício para a assembleia, mas ambos caminham para um mesmo rumo, a cruz de Cristo.

Eis, então, a proposta feita pelo papa de colocar a cruz no centro do altar, de maneira que todos, na Liturgia Eucarística, possam olhar para o Senhor, orientando deste modo suas orações e seus corações.

O Arranjo Beneditino de nossa paróquia


Mas, podem surgir pessoas que dizem: “Ah! Mas eu não enxergo nada, não gosto deste arranjo”. Para estes pensamentos, o Mons. Guido Marini, Mestre de Cerimônias Papais nos dá a resposta:

Mons. Guido Marini
“ Os fieis não devem olhar para o celebrante naquele momento litúrgico. Devem olhar para o Senhor. Tal como o Senhor olha para aquele que preside a celebração A cruz não impede a vista; pelo contrário, abre-lhe o horizonte para o mundo de Deus, leva-a a contemplar o mistério.”

Ademais, hoje cada vez mais aumenta o número de fieis interessados em participar da Santa Missa no Rito Extraordinário. Por isso que o Papa Bento XVI publicou, sobre a forma de Motu Próprio, o Summorum Pontificum, que autoriza a celebração do Rito Extraordinário em qualquer localidade. O próprio papa expressa sua opinião ao afirmar que o Rito Extraordinário nunca foi totalmente ab-rogado, ou seja, extinto. Para que seja celebrada a Missa no rito antigo, duas coisas essenciais são necessárias por parte dos sacerdotes: alto grau de formação litúrgica e domínio fluente da língua latina. Mas, ao mesmo tempo que aconselha a se celebrar dessa maneira, o Papa também admite a existência de exageros vinculados ao Rito Extraordinário. Por isso, celebremos sempre com sobriedade, solenidade e sacralidade.

REFERÊNCIAS

BENTO XVI, Carta Apostólica sob a forma de Motu Próprio Summorum Pontificum. Edições Paulinas – São Paulo, 2007

MARINI, GUIDO M. LITURGIA Mysterium Salutis. Edizione San Paolo – Milão, 2010

BENTO XVI, Introdução ao Espírito da Liturgia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...