Caros
leitores, enfim publicamos nossa última postagem sobre o sacramento do Batismo.
Encerramos esta primeira série sobre o Sacramento, falando sobre o Rito do
Batismo. Para tal estudo, tomamos como referência o Ritual do Batismo de Crianças e o Sacramentário. Para o Batismo de adultos, tem que se levar em conta
o que ensina e traz o Ritual da
Iniciação Cristã de Adultos.
O Rito do Batismo é dividido em seis
partes: acolhida, liturgia da Palavra, liturgia Sacramental, ritos
complementares, ritos complementares opcionais e ritos finais.
1.
Ritos de
Acolhida
Como em
toda ação litúrgica, os ritos de acolhida ou de entrada servem sempre para
introduzir os fieis nos mistérios que se vai celebrar e acolher a assembleia participante.
Mas no Rito do Batismo, a acolhida é mais do que simplesmente acolhida à
assembleia e sim uma acolhida cristã e filial aos que serão batizados e
introduzidos na família cristã. Este rito começa estando todos os presentes e
próximos ao batistério ou pia batismal. Por parte do celebrante, inicia um
diálogo que terminará com pergunta sobre o nome das crianças:
Cel: Queridos pais e mães, vocês transmitiram a vida a
estas crianças e as receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. Que
nome vocês escolheram para elas?
Após a
indagação do celebrante sobre o nome das crianças, os pais dizem o nome que
escolheram em alto e bom som. Ao final, a assembleia aclama: Bendito seja Deus para sempre.
Os pais e
padrinho levam seus filhos e afilhados às fontes batismais com o intuito de
receber a salvação e o perdão de seus pecados. Por isso, a pergunta seguinte
que o celebrante faz é:
Cel: Queridos pais e mães, que pedem à Igreja de Deus para
seus filhos e filhas?
Ass: O
Batismo!
A resposta
deve ser sempre o Batismo. Após de a resposta ser dada, o celebrante continua
com a indagação perguntando, primeiramente aos pais, se eles querem ajudá-las a
crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores
de Cristo. Ao final os pais respondem
sim, queremos! Em seguida pergunta aos padrinhos se eles estão dispostos a
fazer o mesmo propósito e por fim pergunta também à assembleia.
Como dito
acima, este rito de acolhida visa sobretudo a acolhida e introdução dos que
serão batizados no mistério cristão e na comunidade católica aí reunida. Por
isso, o rito propriamente de acolhida é o sinal da cruz. O celebrante marca as
crianças com o sinal da cruz e diz a seguinte fórmula:
Cel: Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar
estas crianças com o sinal do Cristo Salvador. Assim, N. N., nós os (as)
acolhemos na comunidade cristã.
Este sinal
é feito pelo celebrante, pelos pais e mães, padrinhos e madrinhas. A próxima
etapa é a procissão de entrada que será feita, evidentemente, se os ritos de
acolhida tiverem sido feitos à porta da Igreja. Antes porém, o celebrante
conclui o rito de acolhida com uma oração:
Cel: Ó Deus, por vosso amor, participamos do mistério da
paixão e ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo. Fortalecei-nos no Espírito
Santo para que caminhemos na vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém!
Portanto,
após essa oração está encerrado o Rito de Acolhida.
2.
Liturgia da
Palavra
Como em
toda celebração do mistério cristão e principalmente dos Sacramentos, a Palavra
de Deus tem um espaço especial e próprio em cada Sacramento. Não é diferente no
caso do Batismo. Logo após a entrada dos pais e padrinhos com seus filhos e
afilhados na nave da Igreja, é feita a Liturgia da Palavra. Na proclamação da
Palavra escolhem-se uma ou duas das seguintes leituras seja do Novo ou do
Antigo Testamento, mas uma deve ser do Novo Testamento. Entre as leituras pode
ser cantado um salmo responsorial adequado, e antes do Evangelho uma aclamação
própria. As leituras podem ser feitas por alguém da comunidade, ou ainda um pai
ou mãe ou um dos padrinhos, mas a proclamação do Evangelho sempre reservada ao
sacerdote. Posteriormente, o celebrante pode proferir uma breve homilia e
depois guardar uns instantes em silêncio.
Após a
homilia faz-se a oração dos fieis que pode ser proferida pelo próprio
celebrante ou por uma das pessoas presentes na assembleia para o Batismo. No
Ritual do Batismo encontramos duas fórmulas de preces. Independente da qual for
escolhida, ao final podem ser acrescentadas preces da comunidade. Por fim, as
preces se concluem com a invocação dos santos. Mas, toda a prece da assembleia
e a invocação dos Santos são omitidas no caso de haver uma procissão até o
batistério, quando no caso será cantada a Ladainha de Todos os Santos.
Encerrando, os pais e as mães e os padrinhos e madrinhas impõe as mãos sobre as
crianças e o sacerdote conclui com a oração:
Cel: Ó Pai, Senhor da vida, enviastes vosso Filho ao mundo
para nos libertar da escravidão do pecado e da morte. Lembrai-vos destas
crianças que deverão enfrentar muitas vezes as tentações do mal. Libertai-as do
poder das trevas. Dai-lhes a força de Cristo e a luz do vosso Espírito, para
que, livres do pecado original, vivam sempre como vossos filhos e filhas no
seguimento de Jesus. Que vive e reina para sempre, na unidade do Espírito
Santo.
Ass: Amém!
Unção Pré-batismal
Neste
momento é feita a unção com o óleo dos catecúmenos. O Ritual do Batismo nos
traz que esse deve ser um sinal visível e abundante. Por isso, concede-se ao
sacerdote a permissão de abençoar o óleo dos catecúmenos no momento da unção.
Os pais já devem preparar as crianças de modo a não demorar tanto para a unção.
Antes porém, o sacerdote profere a fórmula de ação de graças, após cada
invocação a assembleia aclama Bendito
seja Deus para sempre. Depois, o celebrante unge o peito das crianças
dizendo:
Cel: O Cristo Salvador lhes dê a sua força. Que ela penetre
em suas vidas coomo este óleo em seus peitos.
Com a unção
batismal está encerrada a Liturgia da Palavra.
3.
Liturgia
Sacramental
A liturgia
sacramental é o centro do Rito do Batismo, pois é nela que as crianças recebem
o Batismo. O rito sacramental começa com a procissão ao batistério e canto da
ladainha quando possível. Independente se houver ou não procissão, o celebrante
imediatamente passa para o rito de benção da água. Primeiramente, o celebrante
convida a comunidade à oração dizendo:
Cel: Meus irmãos e minhas irmãs, sabemos que Deus quis
servir-se da água para dar sua vida aos que creem. Unamos nossos corações,
suplicando ao Senhor que derrame sua graça sobre os seus escolhidos.
Em seguida
o celebrante profere a bênção da água, que pode ser proferida por dois
formulários diferentes. Por serem muito extensos, não vamos publicá-los
aqui. Durante um momento da oração, o
celebrante mergulha o círio pascal aceso na água e diz:
Cel: Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça
sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo Batismo, forem
sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com Ele para a vida. Por Cristo,
nosso Senhor.
Ass: Amém!
No caso de
a água usada tiver sido abençoada na Vigília Pascal, não se mergulha o círio
pascal na água.
O último gesto
feito antes do Batismo são as promessas batismais feitas pelos pais e
padrinhos. Primeiramente o celebrante exorta os fieis e depois prossegue:
Cel: Queridos pais e padrinhos, o amor de Deus vai infundir
nestas crianças uma vida nova, nascida da água pelo poder do Espírito Santo. Se
vocês estão dispostos a educá-las na fé, renovem agora suas promessas
batismais:
Neste
momento, então, são feitas as promessas do Batismo:
Cel: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês
renunciam ao pecado?
Pais e
Padrinhos: Renuncio!
Cel: Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo que
causa desunião?
P. P.:
Renuncio!
Cel: Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio,
autor e principio do pecado?
P. P.:
Renuncio!
Em seguida
é feita a profissão de fé:
Cel: Vocês creem em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu
e da terra?
P. P:
Creio!
Cel: Vocês creem em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso
Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos
mortos e subiu ao céu?
P. P.: Creio!
Cel: Vocês creem no Espírito Santo, na Santa Igreja
Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos
mortos e na vida eterna?
P. P.:
Creio!
Cel: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e
sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor.
Ass: Graças
a Deus!
Terminada a
profissão de fé, passa-se imediatamente ao Batismo propriamente dito. Os pais e
padrinhos se aproximam do batistério. Antes, porém, o celebrante pergunta mais
uma vez aos pais e padrinhos:
Cel: Vocês querem que N. seja batizado na fé da Igreja que
acabamos de professar?
P. P.:
Queremos!
Depois do
último diálogo passa-se então ao Batismo. Convém que a água seja abundante, de
modo que o Batismo pareça verdadeiramente uma passagem pela água ou um banho. O
Batismo pode ser realizado de três maneiras:
a)
Mergulhando
a criança parcial ou totalmente na água;
b)
Derramando
água sobre a cabeça da criança e deixando-a escorrer pelo corpo;
c)
Derramando
água somente na cabeça.
Em seguida,
quem batiza diz:
N., EU TE
BATIZO EM NOME DO PAI
Derrama a água pela primeira vez
E DO FILHO
Derrama água pela segunda vez
E DO
ESPÍRITO SANTO
Derrama a água pela terceira vez.
O Ritual do
Batismo apresenta a opção de que, se for apropriado, pode se fazer a aspersão
com água benta sobre os fieis, logo após o Batismo. Neste tempo, faz-se um
canto, mas nunca durante o Batismo. As palavras da fórmula do Batismo devem ser
ouvidas por todos os presentes.
4.
Ritos
Complementares
Unção pós-batismal
Após o momento
do Batismo, o celebrante unge a fronte dos neófitos com o óleo do crisma sem
dizer nada. Antes, porém, faz uma breve monição descrita no ritual. Caso o
número de batizados seja muito grande, pode se omitir esta parte.
Veste Batismal
As crianças
são revestidas com a roupa branca para simbolizar que elas nasceram de novo e
se revestiram do Cristo. Os pais e padrinhos são chamados a ajudar as crianças
em sua missão como filhos e filhas de Deus.
Rito da Luz
As crianças
que foram batizadas recebem uma vela acendida no Círio Pascal das mãos de seus
padrinhos, enquanto o celebrante proclama Recebam
a luz de Cristo.
5.
Ritos
Complementares Opcionais
Estes
últimos ritos do Batismo são opcionais. Podem ser omitidos quando forem
numerosos batizados e mesmo quando for apenas um.
Entrega do Sal
A mãe da
criança coloca um pouco de sal na boca de seu filho para representar as
palavras de Jesus, que o celebrante dirá:
Cel: Vocês são o sal da terra, disse Jesus.
Éfeta
Lembrando a
atitude de Jesus ao dizer efeta, ou
seja abre-te, o celebrante toca os ouvidos e a boca de cada criança e diz:
Cel: O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvir e os mudos
falar, lhe conceda que possa logo ouvir sua Palavra e professar a fé para
louvor e glória de Deus Pai.
Ass: Amém!
6.
Ritos
Finais
Concluindo
a celebração temos os ritos finais, que não podem ser omitidos. Esta última
parte do Batismo começa com a oração do Senhor (Pai Nosso), seguida da bênção
destinada aos pais, mães, padrinhos e madrinhas e, evidentemente, às crianças.
Pode-se, no fim, cantar uma antífona mariana ou fazer uma consagração das
crianças à Virgem Maria.
Encerrando,
quem preside despede a assembleia com palavras espontâneas, convidando todos a
darem o abraço da paz:
Cel: Vão em paz e o Senhor os acompanhe.
Ass: Graças
a Deus!
REFERÊNCIA
SACRAMENTÁRIO,
Ritual do Batismo de Crianças. 6ª
edição. Paulus, São Paulo 2011. p. 15 a 33
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