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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O RIto do Batismo



Caros leitores, enfim publicamos nossa última postagem sobre o sacramento do Batismo. Encerramos esta primeira série sobre o Sacramento, falando sobre o Rito do Batismo. Para tal estudo, tomamos como referência o Ritual do Batismo de Crianças e o Sacramentário. Para o Batismo de adultos, tem que se levar em conta o que ensina e traz o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos.

            O Rito do Batismo é dividido em seis partes: acolhida, liturgia da Palavra, liturgia Sacramental, ritos complementares, ritos complementares opcionais e ritos finais.



1.    Ritos de Acolhida
Como em toda ação litúrgica, os ritos de acolhida ou de entrada servem sempre para introduzir os fieis nos mistérios que se vai celebrar e acolher a assembleia participante. Mas no Rito do Batismo, a acolhida é mais do que simplesmente acolhida à assembleia e sim uma acolhida cristã e filial aos que serão batizados e introduzidos na família cristã. Este rito começa estando todos os presentes e próximos ao batistério ou pia batismal. Por parte do celebrante, inicia um diálogo que terminará com pergunta sobre o nome das crianças:

Cel: Queridos pais e mães, vocês transmitiram a vida a estas crianças e as receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. Que nome vocês escolheram para elas?

Após a indagação do celebrante sobre o nome das crianças, os pais dizem o nome que escolheram em alto e bom som. Ao final, a assembleia aclama: Bendito seja Deus para sempre.
Os pais e padrinho levam seus filhos e afilhados às fontes batismais com o intuito de receber a salvação e o perdão de seus pecados. Por isso, a pergunta seguinte que o celebrante faz é:

Cel: Queridos pais e mães, que pedem à Igreja de Deus para seus filhos e filhas?
Ass: O Batismo!

A resposta deve ser sempre o Batismo. Após de a resposta ser dada, o celebrante continua com a indagação perguntando, primeiramente aos pais, se eles querem ajudá-las a crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Cristo. Ao final os pais respondem sim, queremos! Em seguida pergunta aos padrinhos se eles estão dispostos a fazer o mesmo propósito e por fim pergunta também à assembleia.

Como dito acima, este rito de acolhida visa sobretudo a acolhida e introdução dos que serão batizados no mistério cristão e na comunidade católica aí reunida. Por isso, o rito propriamente de acolhida é o sinal da cruz. O celebrante marca as crianças com o sinal da cruz e diz a seguinte fórmula:

Cel: Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar estas crianças com o sinal do Cristo Salvador. Assim, N. N., nós os (as) acolhemos na comunidade cristã.


Este sinal é feito pelo celebrante, pelos pais e mães, padrinhos e madrinhas. A próxima etapa é a procissão de entrada que será feita, evidentemente, se os ritos de acolhida tiverem sido feitos à porta da Igreja. Antes porém, o celebrante conclui o rito de acolhida com uma oração:

Cel: Ó Deus, por vosso amor, participamos do mistério da paixão e ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo. Fortalecei-nos no Espírito Santo para que caminhemos na vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém!

Portanto, após essa oração está encerrado o Rito de Acolhida.

2.    Liturgia da Palavra
Como em toda celebração do mistério cristão e principalmente dos Sacramentos, a Palavra de Deus tem um espaço especial e próprio em cada Sacramento. Não é diferente no caso do Batismo. Logo após a entrada dos pais e padrinhos com seus filhos e afilhados na nave da Igreja, é feita a Liturgia da Palavra. Na proclamação da Palavra escolhem-se uma ou duas das seguintes leituras seja do Novo ou do Antigo Testamento, mas uma deve ser do Novo Testamento. Entre as leituras pode ser cantado um salmo responsorial adequado, e antes do Evangelho uma aclamação própria. As leituras podem ser feitas por alguém da comunidade, ou ainda um pai ou mãe ou um dos padrinhos, mas a proclamação do Evangelho sempre reservada ao sacerdote. Posteriormente, o celebrante pode proferir uma breve homilia e depois guardar uns instantes em silêncio.

Após a homilia faz-se a oração dos fieis que pode ser proferida pelo próprio celebrante ou por uma das pessoas presentes na assembleia para o Batismo. No Ritual do Batismo encontramos duas fórmulas de preces. Independente da qual for escolhida, ao final podem ser acrescentadas preces da comunidade. Por fim, as preces se concluem com a invocação dos santos. Mas, toda a prece da assembleia e a invocação dos Santos são omitidas no caso de haver uma procissão até o batistério, quando no caso será cantada a Ladainha de Todos os Santos. Encerrando, os pais e as mães e os padrinhos e madrinhas impõe as mãos sobre as crianças e o sacerdote conclui com a oração:

Cel: Ó Pai, Senhor da vida, enviastes vosso Filho ao mundo para nos libertar da escravidão do pecado e da morte. Lembrai-vos destas crianças que deverão enfrentar muitas vezes as tentações do mal. Libertai-as do poder das trevas. Dai-lhes a força de Cristo e a luz do vosso Espírito, para que, livres do pecado original, vivam sempre como vossos filhos e filhas no seguimento de Jesus. Que vive e reina para sempre, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém!

Unção Pré-batismal

Neste momento é feita a unção com o óleo dos catecúmenos. O Ritual do Batismo nos traz que esse deve ser um sinal visível e abundante. Por isso, concede-se ao sacerdote a permissão de abençoar o óleo dos catecúmenos no momento da unção. Os pais já devem preparar as crianças de modo a não demorar tanto para a unção. Antes porém, o sacerdote profere a fórmula de ação de graças, após cada invocação a assembleia aclama Bendito seja Deus para sempre. Depois, o celebrante unge o peito das crianças dizendo:

Cel: O Cristo Salvador lhes dê a sua força. Que ela penetre em suas vidas coomo este óleo em seus peitos.



Com a unção batismal está encerrada a Liturgia da Palavra.

3.    Liturgia Sacramental
A liturgia sacramental é o centro do Rito do Batismo, pois é nela que as crianças recebem o Batismo. O rito sacramental começa com a procissão ao batistério e canto da ladainha quando possível. Independente se houver ou não procissão, o celebrante imediatamente passa para o rito de benção da água. Primeiramente, o celebrante convida a comunidade à oração dizendo:

Cel: Meus irmãos e minhas irmãs, sabemos que Deus quis servir-se da água para dar sua vida aos que creem. Unamos nossos corações, suplicando ao Senhor que derrame sua graça sobre os seus escolhidos.

Em seguida o celebrante profere a bênção da água, que pode ser proferida por dois formulários diferentes. Por serem muito extensos, não vamos publicá-los aqui.  Durante um momento da oração, o celebrante mergulha o círio pascal aceso na água e diz:

Cel: Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo Batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com Ele para a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém!



No caso de a água usada tiver sido abençoada na Vigília Pascal, não se mergulha o círio pascal na água.
O último gesto feito antes do Batismo são as promessas batismais feitas pelos pais e padrinhos. Primeiramente o celebrante exorta os fieis e depois prossegue:

Cel: Queridos pais e padrinhos, o amor de Deus vai infundir nestas crianças uma vida nova, nascida da água pelo poder do Espírito Santo. Se vocês estão dispostos a educá-las na fé, renovem agora suas promessas batismais:

Neste momento, então, são feitas as promessas do Batismo:

Cel: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?
Pais e Padrinhos: Renuncio!

Cel: Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo que causa desunião?
P. P.: Renuncio!

Cel: Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e principio do pecado?
P. P.: Renuncio!

Em seguida é feita a profissão de fé:

Cel: Vocês creem em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
P. P: Creio!

Cel: Vocês creem em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
P. P.: Creio!

Cel: Vocês creem no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
P. P.: Creio!

Cel: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor.
Ass: Graças a Deus!

Terminada a profissão de fé, passa-se imediatamente ao Batismo propriamente dito. Os pais e padrinhos se aproximam do batistério. Antes, porém, o celebrante pergunta mais uma vez aos pais e padrinhos:

Cel: Vocês querem que N. seja batizado na fé da Igreja que acabamos de professar?
P. P.: Queremos!

Depois do último diálogo passa-se então ao Batismo. Convém que a água seja abundante, de modo que o Batismo pareça verdadeiramente uma passagem pela água ou um banho. O Batismo pode ser realizado de três maneiras:

a)    Mergulhando a criança parcial ou totalmente na água;
b)    Derramando água sobre a cabeça da criança e deixando-a escorrer pelo corpo;
c)    Derramando água somente na cabeça.

Em seguida, quem batiza diz:

N., EU TE BATIZO EM NOME DO PAI
Derrama a água pela primeira vez

E DO FILHO
Derrama água pela segunda vez

E DO ESPÍRITO SANTO
Derrama a água pela terceira vez.



O Ritual do Batismo apresenta a opção de que, se for apropriado, pode se fazer a aspersão com água benta sobre os fieis, logo após o Batismo. Neste tempo, faz-se um canto, mas nunca durante o Batismo. As palavras da fórmula do Batismo devem ser ouvidas por todos os presentes.

4.    Ritos Complementares

Unção pós-batismal

Após o momento do Batismo, o celebrante unge a fronte dos neófitos com o óleo do crisma sem dizer nada. Antes, porém, faz uma breve monição descrita no ritual. Caso o número de batizados seja muito grande, pode se omitir esta parte.



Veste Batismal

As crianças são revestidas com a roupa branca para simbolizar que elas nasceram de novo e se revestiram do Cristo. Os pais e padrinhos são chamados a ajudar as crianças em sua missão como filhos e filhas de Deus.

Rito da Luz

As crianças que foram batizadas recebem uma vela acendida no Círio Pascal das mãos de seus padrinhos, enquanto o celebrante proclama Recebam a luz de Cristo.

5.    Ritos Complementares Opcionais

Estes últimos ritos do Batismo são opcionais. Podem ser omitidos quando forem numerosos batizados e mesmo quando for apenas um.

Entrega do Sal

A mãe da criança coloca um pouco de sal na boca de seu filho para representar as palavras de Jesus, que o celebrante dirá:

Cel: Vocês são o sal da terra, disse Jesus.

Éfeta

Lembrando a atitude de Jesus ao dizer efeta, ou seja abre-te, o celebrante toca os ouvidos e a boca de cada criança e diz:

Cel: O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvir e os mudos falar, lhe conceda que possa logo ouvir sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai.
Ass: Amém!

6.    Ritos Finais

Concluindo a celebração temos os ritos finais, que não podem ser omitidos. Esta última parte do Batismo começa com a oração do Senhor (Pai Nosso), seguida da bênção destinada aos pais, mães, padrinhos e madrinhas e, evidentemente, às crianças. Pode-se, no fim, cantar uma antífona mariana ou fazer uma consagração das crianças à Virgem Maria.
Encerrando, quem preside despede a assembleia com palavras espontâneas, convidando todos a darem o abraço da paz:

Cel: Vão em paz e o Senhor os acompanhe.
Ass: Graças a Deus!



REFERÊNCIA
SACRAMENTÁRIO, Ritual do Batismo de Crianças. 6ª edição. Paulus, São Paulo 2011. p. 15 a 33

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