“Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo”.
“O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra”.
Caros
leitores, nesta quinta e penúltima postagem sobre o Sacramento do Batismo,
vamos refletir um pouco sobre o significado do nome batismo e o que o Catecismo e a Sagrada Escritura nos ensinam sobre
o Batismo do próprio Cristo.
1. O nome do Sacramento
O Batismo recebe este nome baseado no vocábulo grego
“baptízein”, que traduzido para nosso
idioma significa mergulho, imersão. Portanto, é daí que temos o significado do
mergulho, que é o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual com o
próprio Jesus ressuscita como nova criatura. Segundo a epístola de São Paulo a
Tito, o Batismo pode também ser chamado de banho
da regeneração, pois ele significa e realiza este nascimento a partir da
água e do Espírito, sem o qual ninguém pode entrar no Reino de Deus.
Segundo São Justino, este Sacramento pode ser
chamado também de banho de iluminação, em virtude do recebimento do saber
catequético que ilumina nossas vidas. Pois, aquele catecúmeno recebeu no
Batismo o Verbo e a luz verdadeira que ilumina todo homem (Jo 1,9) e agora é
convertido em filho da luz. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o Batismo
recebe as seguintes características:
Dom:
Porque é conferido àqueles que nada trazem;
Graça:
Porque é dado até a culpados;
Batismo:
Porque o pecado é sepultado na água;
Unção:
Porque é sagrado e régio;
Iluminação:
Porque é luz resplandecente;
Veste:
Porque cobre nossa vergonha;
Banho:
Porque lava;
Selo:
Porque nos guarda e é o sinal de Deus.
Devido ao significado da palavra Batismo (mergulho,
imersão), alguns Protestantes afirmam que o Batismo católico não é válido por
não ser um mergulho. Isto é mentira e falta de conhecimento de quem crítica a
Santa Doutrina Católica. Se analisarmos o Rito do Batismo presente no
Sacramentário, veremos que na fórmula explicativa sobre o momento do Batismo,
existem três opções para quem está celebrando:
a)
Mergulhando a criança parcial ou totalmente na água;
b)
Derramando água sobre a cabeça e deixando escorrer por todo o corpo;
c)
Derramando água somente na cabeça.
Mas, em qualquer caso, deve ser proferida a fórmula
trinitária do Batismo: N., eu te batizo
em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.
2. Batismo de Jesus
Em Cristo, todas as prefigurações e profecias do
Antigo Testamento tornam-se realidade e o Batismo foi uma delas. Pelas mãos de
João Batista, o próprio Filho de Deus recebeu o Batismo que era destinado aos
pecadores, para que se convertessem. Isto pode suscitar em nós uma pergunta: se
Jesus é o Filho de Deus, por que foi batizado? Cristo fez isso para assumir
nossa realidade humana, mas sem deixar de ser Divino; fez isso para cumprir a
justiça e ser solidário conosco, homens pecadores. O Batismo de Jesus marca um
fato importante em sua vida, o início da vida pública. Depois daquele momento,
o próprio Cristo vai anunciar o Evangelho e depois encarrega seus discípulos
desta missão quando diz: “Ide, pois, fazei que todos os povos se tornem meus
discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e
ensinando a observar tudo quanto vos ordenei”. (Mt 28,19-20)
Mais tarde, o apóstolo Paulo retrata isso na Carta
aos Filipenses como o despojamento de Cristo para se tornar semelhante aos
homens. E como nos diz a Oração Eucarística IV: “verdadeiro homem concebido do
Espírito Santo e da Virgem Maria, viveu em tudo a condição humana, menos o
pecado”.
O ápice do Batismo é a Páscoa de Cristo, onde Ele,
vencedor da morte e do pecado, abriu a todos os homens as fontes do Batismo.
Na última postagem, vamos descrever o Rito do
Batismo.
REFERÊNCIA
Catecismo da
Igreja Católica. Parágrafos 1213 a 1216 e 1224 a 1225. Editora Loyola, São Paulo, 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão excluídos