Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Santo Tomás de Aquino

  Queridos leitores, vocês devem ter reparado que na última quinta-feira não foi postado o tradicional post sobre a vida de um santo ligado principalmente à Eucaristia. Assim como fizemos com a história de São Pedro Julião Eymard e São Pio de Pietrelcina. Pois é, não postamos de propósito pois o santo do qual falaríamos e vamos falar tem sua data comemorativa hoje. Por isso, o nosso Santo da Semana é nada mais nada menos que Santo Tomás de Aquino.

Santo Tomás de Aquino
A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.
   Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.


A Suma Teológica

  Santo Tomás de Aquino também tinha um grande amor à Eucaristia, é de sua autoria o belíssimo hino que todos nós conhecemos: Tão Sublime Sacramento.

Tão Sublime Sacramento
Adoremos neste altar.
Pois o Antigo Testamento,
Deu ao novo seu lugar.
Venha a fé, por suplemento,
Os sentidos completar.

Ao eterno Pai cantemos
E Jesus o Salvador.
Ao Espírito exaltemos,
Na Trindade eterno Amor.
Ao Deus Uno e Trino demos
A alegria do louvor.
Amém.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...