Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2012

São Raymundo de Penyafort

Raimundo de Penaforte ou Raimon de Penyafort nasceu em 1175 no Castelo de Penaforte na Catalunha. Filho de família nobre dedicou-se aos estudos jurídicos e filosóficos. Tão grande era sua dedicação que aos 20 anos já ensinava em Barcelona (onde foi Cónego), “Filosofia e Direito Canônico”.
Foi Capelão do Papa Alexandre IV, ingressou na Ordem dos Pregadores no Convento de Santa Catalina. São Raimundo de Penaforte organizou as constituições da regra da Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos, e impôs a São Pedro Nolasco o hábito nomeando-o primeiro Superior.
Em 1230 a pedido do Papa Gregório IX editou a coleção das “Decretais” e codificou a “Lei Canônica” que foi padrão por 700 anos, sendo completamente codificada em 1917.
Ingressou na Ordem de São Domingos aos 45 anos de idade, onde em 1238 assumiu a função de Superior da Ordem Geral dos Dominicanos e por dois anos visitou todos os conventos da Ordem. Após renunciar ao cargo por motivos de saúde dedicou-se a conversão de judeus e muçulmanos ao cristianismo.
Tamanha era a humildade de São Raimundo de Penaforte que ao ser nomeado pelo Papa Gregório IX Arcebispo de Taragona, ficou tão constrangido ao ponto de adoecer, e julgando-se indigno, pediu exoneração do cargo.
Faleceu em Barcelona no dia 7 de Janeiro de 1275 aos 100 anos de idade. Seu corpo encontra-se enterrado da Catedral de Barcelona. Foi canonizado em 29 de Abril de 1601 pelo Papa Clemente VIII. É considerado o Santo Padroeiro dos Advogados e sua festa litúrgica é celebrada em 7 de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...