Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Tempo Comum


Terminamos com a Festa do Batismo do Senhor, o tempo do Natal. Agora, a Igreja vive o Tempo Comum. Podemos pensar que o Tempo Comum é um tempo que não precisa ser vivido com tão grande intensidade como o a Páscoa ou como o Natal. Mas nos enganamos. Aqui entra em cena aquilo que o Papa Bento XVI fala na Carta Apostólica Porta Fidei (A Porta da Fé), por ocasião do Ano da Fé que se iniciará em 11 de outubro deste ano. Diz o Santo Padre que para crescermos na fé e andarmos com Cristo, devemos iver com Ele e experimentá-lo em todos os seus momentos.
Portanto, o Tempo Comum é um tempo de graça, onde Deus nos concede seu perdão e sua bênção, e nós, como bons cristãos, devemos viver este tempo com grande alegria.
Liturgicamente falando, o Tempo Comum dura de 33 a 34 semanas, dividido em dois ciclos: um antes da Quaresma, que vai da segunda-feira ou terça-feira seguinte da Festa do Batismo do Senhor até a terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas e, num segundo momento, depois da Solenidade de Pentecostes até no sábado antes das Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento.
  Primeiramente, celebrar o Tempo Comum depois do Natal, significa crescer na fé professada por nós na encarnação do Verbo, é viver mais intensamente na presença de Deus. E celebrar o Tempo Comum depois de Pentecostes significa dar vida nova ao nosso espírito, depois da descida do Espírito Santo e, inflamados por seus sete dons, anunciar o Evangelho da Salvação.
Nos livros litúrgicos é recomendado que no Tempo Comum celebre-se literalmente o Domingo como Páscoa Semanal. Ou seja, "não para celebrar um mistério específico da vida de Jesus Cristo, mas toda sua plenitude no Domingo na Páscoa Semanal, sem perder seu real sentido. Sem, portanto, desmerecer outras épocas ou o próprio Tempo Comum." (Conforme NALC 43)
 No Tempo Comum usamos a cor verde, que significa tempo de esperança e de alegria.

Santo Padre presidindo a Santa Missa em um Domingo do Tempo Comum.
 Vivamos bem este tempo e, sobretudo, caminhemos junto de Jesus, pois os frutos serão grandes, duradouros e proveitosos.
Um bom Tempo Comum a todos

2 comentários:

  1. Antônio parabéns pela dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Que possamos viver o tempo comum com muita Alegria e Esperança. E que este tempo possa produzir muitos frutos para o nosso grupo Ágape (pastoral da liturgia)!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...