Um dos destaques de Dom Baldisseri à frente da Nunciatura Apostólica foi a assinatura, em 2008, do Acordo entre Brasil e Santa Sé, que estabelece o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no país.
Ao ser promulgado, em fevereiro de 2010, Dom Baldisseri declarou: "Com este ato solene, se conclui felizmente o processo deste histórico tratado internacional que constitui a reafirmação e a consolidação das relações existentes entre o Brasil e a Santa Sé e a adequada e clara regulamentação da significativa presença e contribuição da Igreja Católica para o progresso, a harmonia e o bem comum da sociedade brasileira".
Dom Baldisseri tem um longo currículo como diplomata. Antes de chegar ao Brasil, ele foi Núncio Apostólico em Haiti, Paraguai, Índia e Nepal.
Na Cúria Romana, como Secretário da Congregação para os Bispos, ele vai suceder ao Arcebispo português Dom Manuel Monteiro de Castro, que será feito Cardeal do próximo Consistório de 18 de fevereiro.
No dia 5 deste mês, Dom Monteiro de Castro foi nomeado Penitenciário-Mor da Penitenciaria Apostólica.
Dom Lorenzo Baldisseri, até então Núncio Apostólico do Brasil e agora nomeado pelo Papa Bento XVI como Secretário da Congregação dos Bispos em Roma. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão excluídos