Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Catequese do Santo Padre

O Papa Bento XVI reuniu centenas de fiéis na sua audiência semanal, nesta quarta-feira, 18 de janeiro. Bento XVI frisou principalmente o fato de que a unidade requer conversão. Bento XVI falou também sobre a semana de oração pela unidade dos cristãos que a partir de hoje é vivida no hemisfério norte. No Brasil, a semana de oração pela unidade dos cristãos celebra-se entre a Ascensão do Senhor e Pentecostes.

Fiéis na Audiência desta quarta-feira, 18.

    A unidade requer uma conversão. "Não se trata simplesmente de cordialidade e cooperação, explicou o Pontífice, é necessário reforçar a fé em Deus, o Deus de Jesus Cristo, que se fez um de nós; é necessário entrar numa nova vida; abrir-se aos demais, acolhendo os elementos da unidade que o Senhor oferece; e testemunhar o Deus vivo, que se fez conhecer em seu filho."
Eis o resumo que Bento XVI fez de sua catequese em português, seguida da saudação aos fiéis de língua portuguesa:

"Queridos irmãos e irmãs, hoje tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com a finalidade de permitir que a oração que o próprio Senhor fez na Última Ceia - «Que todos sejam um, ó Pai» (Jo 17, 21) – cresça até se tornar um imenso, unânime grito de todo o povo cristão, que pede a Deus o grande dom da unidade. Esta Semana de oração tem como tema «Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, Nosso Senhor» e quer pôr em evidência o poder transformador da fé em Cristo, que anima a nossa oração pela unidade visível da Igreja, Corpo de Cristo. O caminho da Igreja e dos povos está nas mãos de Cristo ressuscitado, vitorioso sobre a morte e a injustiça, que Ele suportou e sofreu por todos nós. A unidade plena e visível dos cristãos, pela qual suspiramos e rezamos, exige uma conversão interior pessoal e comunitária que nos faça entrar na vida nova em Cristo, que é a nossa vitória verdadeira e definitiva; tal unidade exige que nos deixemos transformar cada vez mais perfeitamente à imagem de Cristo, para assim participarmos da sua vitória, pois só Ele é capaz de nos transformar, de fracos e titubeantes, em fortes e corajosos operadores de bem.
Amados peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os brasileiros vindos de São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, sede bem-vindos! A todos saúdo com grande afeto e alegria, exortando-vos a perseverar na oração, nesta Semana pela Unidade, para que possa crescer entre os cristãos o testemunho comum, a solidariedade e a colaboração! E que Deus vos abençoe!" 



Papa dando a bênção. A seu lado, Mons. Ganswein







                                                          

Um comentário:

  1. Belíssima Catequese!
    Pra mim, as palavras que mais chamaram a atenção, foram no final:
    “Queridos irmãos e irmãs, convido todos a se unirem em oração, de modo mais intenso durante esta Semana pela Unidade, para que cresça o testemunho comum, a solidariedade e a colaboração entre os cristãos, esperando o dia glorioso na qual poderemos professar juntos a fé transmitida pelos Apóstolos e celebrar juntos os Sacramentos da nossa transformação em Cristo”, concluiu Bento XVI.
    Amém!
    Que possamos nos unir a cada dia mais...

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...