Caros leitores, iniciando o mês de agosto, temos no primeiro dia a memória de um grande santo, propagador das vocações sacerdotais. Hoje, é dia de
Santo Afonso Maria de Ligório.
Afonso nasceu em 27 de setembro de 1696 em Marianella, Reino de Nápoles. Com pouca idade, o jovem menino era conhecido por seus dons. Ele era poeta, músico, arquiteto e pintor. Nascido numa família nobre, Afonso recebeu uma educação especializada em ciências, línguas e música. Sua obra mais conhecida é a natalina
Tu Scendi dalle Stelle.
Em 21 de dezembro de 1726, foi ordenado presbítero e passou os primeiros anos do seu sacerdócio vivendo com os pobres e marginalizados de Nápoles. Em 1732, no dia 9 de novembro, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente conhecida como congregação redentorista. O carisma de sua congregação visava a pregação do Evangelho aos pobres e marginalizados e a vivência dos preceitos evangélicos. A grande contribuição de Santo Afonso, foi sua obra titulada Teologia Moral. Esta obra nasceu da experiência de Afonso com a pastoral.
Com 66 anos, foi ordenada bispo de Santa Ágata dos Godos e aí permaneceu até sua morte no dia 1º de agosto de 1787. Sua canonização deu-se no ano de 1831, pelo papa Gregório XVI e depois foi proclamado como Doutor da Igreja, em 1871 e Padroeiro dos Moralistas e Confessores em 1950.
A Congregação Redentorista é conhecida por estar presente e cuidando dos grandes santuários do mundo. No Brasil, temos a presença deles na Basílica de Aparecida e do Divino Pai Eterno e muitas outras. Especificamente em Curitiba, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
 |
Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão excluídos