Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Celebrando São Pedro e São Paulo

  Caros leitores celebramos neste fim de semana a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Ao mesmo tempo encerra o mês de junho e inicia o mês de julho. Os santos apóstolos Pedro e Paulo são as colunas robustas que sustentam a Igreja. Por isso, quando o Santo Padre toma decisões envolvidas com o magistério, sempre invoca a proteção e intercessão de São Pedro e São Paulo.
 Antigamente, esta era (ainda é) uma das maiores solenidades do calendário cristão. Eram celebradas três Missas no Vaticano: Basílica de São Pedro, Basílica de São Paulo Fora dos Muros e Basílica de São Sebastião, considerado o lugar onde os restos mortais dos santos apóstolos foram encontrados.
Basílica de São Paulo Fora dos Muros

Basílica de São Pedro






 Poucos sabem, mas a solenidade de hoje foi inscrita no calendário romano antes mesmo do Natal do Senhor. Pedro e Paulo: dois nomes que ao longo dos séculos personificaram a Igreja inteira em sua ininterrupta Tradição. Aos dois primeiros mestres da fé chegou-se mesmo a confessar os pecados no Confíteor, no Rito Extraordinário da Santa Missa. Como dissemos, ainda hoje o Santo Padre (hoje Bento XVI) invoca a autoridade dos Santos Apóstolos quando, em seus atos oficiais, quer referir a tradição à sua fonte: a palavra de Deus. Só pela escuta dessa palavra nbo Espírito, pode a Igreja se tornar "perfeita no amor em união com o Papa, os bispos e toda a ordem sacerdotal".


REFERÊNCIA: Missal Dominical, Solenidade de São Pedro e São Paulo, Paulus 2009, Páginas 1327 e 1328


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...