Temos que a cada dia descobrir a beleza do mistério escondido na oração do Senhor. Por isso, nos próximos dias, convido você, querido leitor, a se aprofundar mais na oração do Senhor, estudando os pedidos do Pai Nosso. Vamos começar?
![]() |
Senhor, ensina-nos a rezar |
Os pedidos do Pai Nosso são sete. A primeira série deles é em relação a Deus Pai e a segunda série são de pedidos que fazemos para nós. O quarto e o quinto pedido se referem à nossa vida, seja para alimentá-la ou curá-la. E os dois últimos se referem ao nosso combate pela vitória da vida.
Diante dos três primeiros pedidos, somos inflamados pelos dons da fé, esperança e caridade.
Primeiro Pedido: Santificado seja Vosso Nome
Primeiramente, quando falamos no termo santificado, não nos referimos a função causal do termo, ou seja, somente Deus torna as coisas santas. Mas, nos referimos ao próprio Deus, que é Santo; seu Nome e Santo.
Quem poderia santificar a Deus, já que é Ele mesmo quem santifica? Mas, inspirando-nos nesta palavra: "Sede santos porque eu sou Santo" (Lv 11,44), nós pedimos que, santificado pelo Batismo, perseveremos naquilo que começamos a ser. pedimo-lo todos os dias, porque cometemos faltas todos os dia e devemos purificar-nos de nossos pecados por uma santificação retomada sem cessar... Recorremos, portanto, à oração para esta santidade permaneça em nós.
Quando dizemos "santificado seja o vosso Nome", pedimos que ele seja santificado em nós que estamos nele, mas também nos outros que a graça de Deus ainda aguarda, a fim de conformar-nos aos preceito, que nos obriga a rezar por todos, mesmo por nossos inimigos. E por isso que não dizemos expressamente: vosso Nome seja santificado "em nós", porque pedimos que ele o seja em todos os homens.
Este pedido, que contém todos os pedidos, é atendido pela oração de Cristo, como os seis outros que seguem. A oração ao nosso Pai é nossa oração se for rezada "no Nome" de Jesus. Jesus pede em sua oração sacerdotal: "Pai sai guarda em teu Nome os que me deste" (Jo 17,11).
Ao pedir: "Santificado seja o vosso Nome" entramos no plano de Deus, a santificação de seu Nome - revelado a Moisés, depois em Jesus - por nós e em nós, bem como em todas as nações e em cada ser humano.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão excluídos