Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Preciosíssimo Sangue de Cristo

Caros leitores, hoje a Igreja celebra uma das mais antigas práticas de piedade e devoção popular, a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, portanto, vamos refletir sobre alguns significados na liturgia, que fazem ligação com o Preciosíssimo Sangue de Jesus





O Vinho
          
  Primeiramente vamos falar da matéria oferecida na Santa Missa para ser o sangue do Senhor, que é o vinho. É também, juntamente com o pão, uma maneira de demonstrar que Cristo que se unir totalmente aos homens; por isso Ele, o Pão da Vida, escolheu estes símbolos para exprimir seu amor pelos homens. O vinho é uma bebida que não somente mata a sede, é uma bebida que alegra, inebria, faz transbordar de felicidade. Isto é um reflexo da maneira como Deus constitui a felicidade e saciedade do homem.



O Sangue derramado na Cruz
            
O Sangue de Cristo derramado por nós na cruz é símbolo de seu amor por cada um de nós. Desta maneira, o começo e o crescimento da Igreja, são simbolizados pelo Sangue de Cristo jorrado da Cruz. Ademais, o Sangue e Água jorrados do lado aberto de Cristo, são tipos do Batismo e da Eucaristia, sacramentos da vida nova: desde então, é possível nascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus, como está no Evangelho de João, capítulo 3, versículo 5.


"Glória ao Sangue de Jesus"

A Devoção
           
Esta devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus é muito antiga na Igreja, mas não havia uma formulação específica de ritos e orações para ela. Mas,tudo tomou novo rumo graças à ação de São Gaspar Buffalo, nascido em Roma e que foi um intrépido propagador da devoção ao Preciosíssimo Sangue. O Bv. Papa João XXIII, o definiu como "Glória toda resplandecente do clero romano, verdadeiro e maior apóstolo da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus no mundo". Posteriormente, o Papa Bento XIV ordenou que fossem feitas orações para Missas e ofícios próprios do Preciosíssimo Sangue, que somente com o Papa Pio IX foram propagados por todo o mundo.

Depois disso, o Bv. João XXIII, era muito devoto do Precioso Sangue e iniciou seu pontificado com uma carta na qual pedia maior culto e devoção ao precioso Sangue. O Beato João Paulo II repetiu o mesmo ato em sua encíclica Angelus Domini, pedindo que déssemos valor maior àquele Sangue jorrado na Cruz.

São Gaspar Búfalo

REFERÊNCIAS:

BECKHÄUSER, A. Símbolos Litúrgicos: O Pão e o Vinho. São Paulo: Editora Vozes, 2010. p. 47

Catecismo da Igreja Católica: Sangue de Cristo cânones 766 e 1225

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...