Caros leitores, neste mês de março escolhemos o
Sacramento da Eucaristia para estudarmos e meditarmos, assim como já fizemos
com o Batismo e a Confirmação. Com a Eucaristia, portanto, fechamos os
Sacramentos da Iniciação Cristã. Neste primeiro post vamos falar sobre a
Eucaristia como fonte e ápice da vida da Igreja e o nome do Sacramento.
“A Santa Eucaristia conclui a iniciação cristã. Os que foram elevados à
dignidade do sacerdócio régio pelo Batismo e configurados mais profundamente a
Cristo pela Confirmação, estes, por meio da Eucaristia, participam com toda a
comunidade do próprio sacrifício do Senhor”. (Catecismo da Igreja Católica §1322)
Eucaristia:
Fonte e ápice da vida da Igreja
O Concílio Vaticano II definiu através da
Constituição Sacrossanctum Concilium que a “liturgia é a fonte e o ápice da
vida da Igreja” (SC 10). Obviamente que isto se estende principalmente ao
Sacramento da Eucaristia. A Constituição Lumen
Gentium, define a Eucaristia como fonte e ápice da vida da Igreja e de fato
é.
A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de
Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e realiza.
Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo,
como do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao
Pai. A Eucaristia é, portanto, o resumo e a suma de nossa fé. Como define Santo
Irineu: “Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por
sua vez, confirma nossa maneira de pensar”.
Nome do
Sacramento
A Eucaristia é um Sacramento tão grandioso e que
traz tantos benefícios que recebeu vários nomes ao decorrer da história da
Igreja. Vejamos alguns deles:
Eucaristia
Recebe este nome porque é ação de graças a Deus. As
palavras gregas “eucharistien” e
“eulogien” lembram as bênçãos que os judeus proclamavam durante as
refeições, para louvar as obras de Deus.
Ceia do Senhor
Recebe este nome pois se trata da ceia que o Senhor
fez com seus apóstolos na noite de sua paixão, que recordamos na liturgia na
celebração solene da Quinta-feira Santa.
Fração do Pão
Este rito foi utilizado por Jesus quando abençoava e
distribuía o pão como presidente da mesa, sobretudo durante a Última Ceia. O
gesto de partir o pão é o gesto pelo qual os discípulos reconhecem o Senhor
após a ressurreição, como aconteceu em Emaús.
Assembleia
Eucarística
Recebe o nome de synaxxis,
porque a Eucaristia é celebrada na assembleia dos fieis, expressão visível da
Igreja.
Memorial da
Paixão e Ressurreição do Senhor
Santo
Sacrifício
Porque atualiza o único sacrifício de Cristo
Salvador e inclui a oferenda da Igreja.
Santa e Divina
Liturgia
Toda a liturgia da Igreja encontra seu centro e sua
expressão mais densa na celebração deste Sacramento.
Comunhão
Porque é por este sacramento que nos unimos ao
Cristo, que nos torna participantes de seu Corpo e de seu Sangue.
Santa Missa
Porque a liturgia na qual se realizou o mistério da
salvação termina com o envio dos fieis (missio: missão, envio) para que cumpram
a vontade de Deus em sua vida cotidiana.
REFERÊNCIA
Catecismo da
Igreja Católica. Parágrafos 1322 a 1332
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