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terça-feira, 5 de março de 2013

O Sacramento da Eucaristia I



Caros leitores, neste mês de março escolhemos o Sacramento da Eucaristia para estudarmos e meditarmos, assim como já fizemos com o Batismo e a Confirmação. Com a Eucaristia, portanto, fechamos os Sacramentos da Iniciação Cristã. Neste primeiro post vamos falar sobre a Eucaristia como fonte e ápice da vida da Igreja e o nome do Sacramento.

“A Santa Eucaristia conclui a iniciação cristã. Os que foram elevados à dignidade do sacerdócio régio pelo Batismo e configurados mais profundamente a Cristo pela Confirmação, estes, por meio da Eucaristia, participam com toda a comunidade do próprio sacrifício do Senhor”. (Catecismo da Igreja Católica §1322)

Eucaristia: Fonte e ápice da vida da Igreja

O Concílio Vaticano II definiu através da Constituição Sacrossanctum Concilium que a “liturgia é a fonte e o ápice da vida da Igreja” (SC 10). Obviamente que isto se estende principalmente ao Sacramento da Eucaristia. A Constituição Lumen Gentium, define a Eucaristia como fonte e ápice da vida da Igreja e de fato é.

A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, como do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao Pai. A Eucaristia é, portanto, o resumo e a suma de nossa fé. Como define Santo Irineu: “Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar”.



Nome do Sacramento

A Eucaristia é um Sacramento tão grandioso e que traz tantos benefícios que recebeu vários nomes ao decorrer da história da Igreja. Vejamos alguns deles:

Eucaristia
Recebe este nome porque é ação de graças a Deus. As palavras gregas “eucharistien” e “eulogien” lembram as bênçãos que os judeus proclamavam durante as refeições, para louvar as obras de Deus.

Ceia do Senhor
Recebe este nome pois se trata da ceia que o Senhor fez com seus apóstolos na noite de sua paixão, que recordamos na liturgia na celebração solene da Quinta-feira Santa.

Fração do Pão
Este rito foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o pão como presidente da mesa, sobretudo durante a Última Ceia. O gesto de partir o pão é o gesto pelo qual os discípulos reconhecem o Senhor após a ressurreição, como aconteceu em Emaús.
Assembleia Eucarística
Recebe o nome de synaxxis, porque a Eucaristia é celebrada na assembleia dos fieis, expressão visível da Igreja.

Memorial da Paixão e Ressurreição do Senhor

Santo Sacrifício
Porque atualiza o único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja.

Santa e Divina Liturgia
Toda a liturgia da Igreja encontra seu centro e sua expressão mais densa na celebração deste Sacramento.

Comunhão
Porque é por este sacramento que nos unimos ao Cristo, que nos torna participantes de seu Corpo e de seu Sangue.

Santa Missa
Porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fieis (missio: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua vida cotidiana.



REFERÊNCIA
Catecismo da Igreja Católica. Parágrafos 1322 a 1332

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