Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Sagrada Escritura no Compêndio do Catecismo parte II



1.      O Antigo Testamento e sua importância para os cristãos
Os escritos do Antigo Testamento foram guardados e cultivados por anos, pelos cristãos. Para todos nós, o Antigo Testamento é a verdadeira Palavra de Deus, pois todos os seus escritos são divinamente inspirados. Mas, o Antigo Testamento foi escrito com um único intuito: preparar a vinda do Salvador Jesus Cristo. O Antigo Testamento é a testemunha da pedagogia do amor divino e salvífico de Deus.

2.      O Novo Testamento
No Novo Testamento encontramos a verdade definitiva da Revelação de Deus. É na pessoa de Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai, que esta revelação se dá. Sobretudo pelos Evangelhos, por ser o principal testemunho sobre a vida e doutrina de Jesus, constituem o coração de todas as Escrituras e ocupam lugar único na Igreja.

3.      Unidade entre Antigo e Novo Testamento
Os dois Testamentos formam uma única Palavra de Deus: o Antigo Testamento prepara o caminho para o Novo através dos anúncios dos profetas e o Novo completa o Antigo. Assim, se dá a plena união e comunhão dos Testamentos, formando uma única palavra de Deus, inspirada por Ele em todos os momentos.

4.      A Sagrada Escritura na vida da Igreja
Como diz São Jerônimo, “ignorar as escrituras é ignorar o próprio Cristo”. É por isso que toda a vida da Igreja está fundamentada sob a Palavra do Senhor. O Salmo 119, nos diz: “lâmpada para meus passos e luz no meu caminho”. Assim, é para seus filhos a fé e alimento da vida espiritual.

“Crer para compreender; compreender para crer”.
Santo Agostinho de Hipona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...