Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Santos Arcanjos



Caros leitores, o penúltimo dia do mês de setembro, 29, amanhã, é um dia muito conhecido na espiritualidade católica. Amanhã celebraremos a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Os três anjos com maior popularidade entre nós fieis e na Sagrada Escritura. No próximo dia 02, terça-feira, celebraremos o dia dos Santos Anjos da Guarda e publicaremos um post especial que falará um pouco sobre os anjos e sobre quem são.

            Hoje, o nosso foco é falar sobre os arcanjos. Dentro da hierarquia angelical, eles estão acima dos anjos comuns e são mensageiros de algo importante ou estarão do lado de alguém. Os três que já mencionamos são aqueles que mais aparecem na Sagrada Escritura. Vamos falar sobre cada um:

São Miguel
É o anjo que nos protege no combate contra o demônio. Em sua imagem, o vemos com uma espada esmagando a cabeça de Satanás. O arcanjo Miguel é conhecido por ser aquele que leva a fumaça do incenso até Deus. No Rito Extraordinário da Santa Missa, existe uma oração para se fazer durante a incensação, que invoca o nome de São Miguel:

“Pela intercessão do bem-aventurado Arcanjo São Miguel,
que está à direita do altar do incenso, e de todos os seus eleitos, digne-se o Senhor abençoar este incenso e recebe-lo qual suave perfume. Por Jesus Cristo Senhor nosso. Amem”.


O nome Miguel, significa “Quem como Deus?”. Recorda-nos o combate que traçou o Arcanjo de Deus e Lúcifer.

São Rafael
São Rafael é um dos sete espíritos que estão sempre de pé na presença de Deus oferecendo o incenso. O arcanjo Rafael nos é conhecido pelo livro de Tobias. Ele [Tobias], que se encontrava triste por sepultar os seus mortos, encontrou Rafael para lhe curar e guiar. Por isso que Rafael significa Deus que cura ou Deus que guia e cuida. É muito frequente a invocação de São Rafael por aqueles viajantes, para que Deus, pela intercessão de São Rafael sempre os guarde e proteja.

São Gabriel
São Gabriel aparece em dois momentos na Sagrada Escritura, primeiramente ele foi mandado ao profeta Daniel para instrui-lo acerca da data do nascimento do Messias; e aparece a Zacarias para profetizar sobre o nascimento de João Batista. Mas a aparição mais importante de São Gabriel se dá na Anunciação à Virgem Maria, dizendo que ela seria Mãe do Salvador. Foi São Gabriel que pronunciou as primeiras palavras da Ave-Maria, ao saudá-la: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Maria, naturalmente assustada, pergunta ao anjo quem ele é, e eis a resposta: “Eu sou Gabriel que estou na presença de Deus e fui mandado para te falar e anunciar este boa nova”. Gabriel significa “Deus que fala”.

São Gabriel saudando a Vurgem Maria
A tradição de se celebrar os Santos Arcanjos é antiga, mas somente depois do Concílio é que se passou a se celebrar os três na mesma data. Antigamente, São Miguel era em 29 de setembro; São Rafael em 24 de outubro e São Gabriel em 24 de março, na véspera da Anunciação do Senhor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...