Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quinta-feira da Ceia do Senhor

 Caros leitores, mais uma vez estamos iniciando um Tríduo Pascal. Iniciamos a celebração do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus com a Missa da Ceia do Senhor, no qual o próprio Cristo insitui o sacramento da Eucaristia. Seu Corpo, verdadeira comida e seu sangue verdadeira bebida. Além disso, o próprio Jesus institui o sacerdócio ministerial. Jamais existirá Eucaristia sem sacerdócio e jamais existirá sacerdócio sem Eucaristia.

 A celebração de hoje é como uma Santa Missa comum, mas com alguns ritos a mais. Junto com a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, Jesus nos dá o mandamento do amor, mediante sua atitude de lavar os pés dos discípulos. É por essa razão que repetimos este ato todas as vezes em que celebramos a quinta-feira Santa.

Hoje, Cristo nos dá o exemplo de humildade para que todos nós façamos o mesmo entre nós. "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei." Este é o grande mandamento deixado por Cristo na última ceia. Houve quem perguntasse ao Mestre: quais os maiores mandamentos? E Jesus melhor do que responde, Ele realiza.
Diante disso, vemos a grandeza de Deus manifestada em tão grande humildade, no sacramento da Eucaristia.
Deus vem à nós, pecadores, em sua Divindade. No Rito da Quinta-feira Santa, concluímos o primeiro dia do Tríduo Pascal com a Transladação do Santíssimo Sacramento. O sacrário fica vazio, sinal de que vamos entrar na noite escura. Podemos notar que quando São João diz que Judas pegou o pão embebido no molho era noite. Mas, que noite era essa? É a noite da fé, a noite escura de Jesus que via descortinar toda sua Paixão e Morte; é a noite escura de Judas e a noite de trevas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...