Voltando ao nosso assunto, esta festa também conhecida como Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria. Segundo relata o evangelista São Lucas, assim ocorreu:
"26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” 35. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37. pois para Deus nada é impossível”. 38. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se."
A data é fixada em 25 de março, pois é exatamente nove meses antes do nascimento de Jesus. A mensagem do Anjo fora anunciada à Maria no sexto mês de gravidez de sua prima Isabel, mãe de João Batista. Em sua mensagem o Anjo diz que Maria vai ser a mãe do Filho de Deus e Nele porá o nome de Jesus.
Igreja da Anunciação |
A Solenidade da Anunciação é também grande referencial no tocante à arte sacra, pois vários artistas renomados fizeram pinturas em relação a este fato, como por exemplo Rafael Sanzio e Botticelli.
A Anunciação - Leonardo da Vinci |
Na tradição ocidental esta solenidade é sempre celebrada em 25 de março, mas e transferida quando cai na Semana Santa ou em domingo. No caso do domingo, é celebrada no dia seguinte, 26, caso que acontecerá em 2012. Em épocas antigas, a Anunciação do Senhor marcava o início de um novo ano, conforme estabelecido pelo calendário de Dionísio Exíguo em 525. A Anunciação do Senhor é também o primeiro mistério gozoso do Santo Rosário, meditado na segunda-feira e nos sábados.
Na tradição oriental, Maira é a mãe de Deus (Theotokos) e a festa é celebrada no dia 25 de março, independentemente de quando caia a data, podendo ser celebrada até mesmo na festa da Páscoa (Kyriopascha). É a única oportunidade de ser celebrada na Grande Sexta, por isso, esta Solenidade é uma das que tem o rito mais difícil (liturgicamente falando).
Ícone da Theotokos (Mãe de Deus) |
As primeiras referências a esta solenidade se dão no Décimo Concílio de Toledo, no ano de 656. Em 692, o Concílio de Constantinopla proibiu a celebração de festas durante a Quaresma, com exceção apenas para os domingos e a Solenidade da Anunciação. Mas ainda existe a possibilidade de que tenha começado a se difundir pelos sermões de Atanásio de Alexandria e Gregório de Taumaturgo.
![]() |
Ao entrar no mundo, o Senhor disse:
Eu venho, meu Deus, para fazer a vossa vontade.
Hb 10,5.7
Antífona de entrada da Santa Missa da Solenidade da Anunciação do Senhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão excluídos