Páginas

sábado, 31 de março de 2012

O Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
  Caros leitores, vamos iniciar com o Domingo de Ramos a semana mais importante para o cristianismo, a Semana Santa. Mas, o que vem a ser o Domingo de Ramos que o carro “abre-alas” da Semana Santa?

 O Domingo de Ramos conta com dois momentos, primeiro: entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde todos O saudavam dizendo: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas Alturas!”.
Esta narrativa da solene entrada de Jesus se encontra nos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).


De acordo com os Evangelhos, a entrada de Jesus em Jerusalém se deu por volta de uma semana antes da Páscoa, por isso este domingo é celebrado uma semana antes. Na narrativa, Jesus entra na cidade montado num jumentinho, aí surge a denominação do Príncipe da Paz, pois veio trazer a Paz e não é um Rei Guerreiro.


Na Liturgia ocidental, o Domingo de Ramos conta com dois momentos. O Primeiro deles se dá fora da Igreja, onde o sacerdote inicia a Santa Missa com o sinal da Cruz, a bênção dos Ramos e a proclamação do Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém . Na sequência é feita a procissão até a Igreja e a Santa Missa continua normalmente a partir da Oração da Coleta.

Bênção dos Ramos.
Fonte: http://www.vatican.va/

História

A história da celebração do Domingo de Ramos se baseia numa peregrinação de fieis da Etéria até Jerusalém. No retorno, passaram piedosamente pelos lugares da Semana Santa repetindo os gestos dos nativos da época. Com o tempo, esta devoção passou a ser difundida, especialmente na Idade Média.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...