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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Sacramento da Confirmação II



Caros leitores, em nossa segunda catequese sobre o Sacramento da Confirmação, vamos falar sobre os sinais e o rito deste Sacramento tão importante para a vida da Igreja. Em primeiro lugar, temos que considerar dois símbolos essenciais e visíveis deste Sacramento: unção e selo.

A unção, no simbolismo bíblico antigo, é rica de significados: o óleo é sinal de abundância e de alegria e também de purificação seja antes ou depois do banho. É sinal de força (atletas e lutadores que eram ungidos) e sinal de cura: unção dos doentes. A unção com o óleo do Crisma sempre fio significado de consagração, seja logo após o Batismo, na Confirmação ou nas Ordenações presbiterais e episcopais. Aqueles que recebem o Sacramento da Confirmação, participam mais intensamente da missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo. Aquele que recebe a unção, recebe uma marca, um selo do Espírito Santo. O selo é símbolo da pessoa, sinal de sua autoridade, de sua propriedade sobre um objeto. Cristo mesmo se declara marcado com o selo do Pai. Também o cristão está marcado por um selo: “Aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, o qual nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito”. (2Cor 1,21-22).

Celebração da Confirmação

O Sacramento da Confirmação tem seu primeiro rito com a bênção do óleo do Crisma feita pelo bispo, na Missa de Quinta-feira Santa pela manhã. Somente o bispo ordinário pode consagrar o crisma para sua diocese. Nas Igrejas Orientais, esta função é reservada somente para o Patriarca. No rito latino, a Confirmação é celebrada separadamente do Batismo e pode ser numa celebração eucarística ou não, dependendo sempre as circunstâncias. Independente do caso, o rito começa com a renovação das promessas do Batismo. Agora é o momento da própria pessoa renovar sua fé que foi professada pela primeira vez pelos seus pais e padrinhos.

No rito romano, o Bispo estende as mãos sobre o conjunto dos confirmandos, gesto que, desde o tempo dos apóstolos, é o sinal do dom do Espírito Santo. Sempre o Bispo invoca a efusão do Espírito, com a fórmula proposta no Pontifical Romano. É bom lembrar que nesta fórmula de efusão, pedem-se os sete dons do Espírito Santo sobre os confirmandos.

O Rito essencial da Confirmação é a unção com o Santo Crisma na fronte, com as palavras seguintes:

- Accipe signaculum doni Spiritus Sancti
- N. Recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus.

O confirmando responde amém e o Bispo o saúda com o abraço da paz:

- Pax tibi.
- A paz esteja contigo

- Et cum spiritu tuo
- E contigo também

Ministro da Confirmação

O ministro por excelência da Confirmação sempre é o Bispo. Mas, quando houver a necessidade, o Bispo pode delegar um presbítero a faculdade de administrar este Sacramento. Apenas em duas circunstâncias o presbítero pode conferir este Sacramento: durante o rito da Vígilia Pascal, ou em caso de morte.

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