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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Tempo do Advento I - História



             Caros leitores, já estamos na segunda semana do Advento, o tempo de preparação para o Natal. Mas qual é a sua origem? A palavra Advento, vem do vocábulo latino advento, que significa vinda, chegada, aproximação. Sempre para uma chegada fazemos uma preparação. Por exemplo, quando vamos receber uma visita em casa, deixamos tudo arrumado e preparado; limpamos a casa e preparamos uma decoração. Assim também deve ser nossa preparação para o Natal, pois é o Senhor que vem até nós. Não simplesmente para uma visita, mas sim para nos salvar. A primeira referência ao tempo do Advento é encontrada na Espanha, quando no ano de 380, o Sínodo de Zaragoza, prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania. Na França, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu seis semanas de preparação para o Natal e, em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o Advento no fim do século V. O período de espera do Advento é característico do Ocidente e sua origem começou a ser formada a partir do século IV e concretizou-se, por fim, no século VI. As origens do Advento estão ligadas principalmente com as Igrejas da Europa, especificamente as Igrejas da Gália e da Espanha.
            Hoje, para nós, o Advento não tem um caráter tão penitencial como a Quaresma, principalmente aquele ligado à prática do jejum e da abstinência de carne. Ainda mais por conservarmos o canto do Aleluia. Os próprios documentos da Igreja salientam que os instrumentos musicais sejam usados da mesma maneira que nos outros tempos litúrgicos:
Ficheiro:Robert Campin 006.jpg
Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria

“No tempo do Advento, o órgão e os outros instrumentos musicais devem usar-se, e o altar ornar-se de flores, com aquela moderação que convém ao caráter próprio deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor.” (Cerimonial dos Bispos, n. 236)

“No início do ano litúrgico, ao longo de quatro semanas, a Igreja entoa um canto vigilante pela espera do Senhor. Este canto, antes entoado pelos profetas, continua ressoando pelo seio da Igreja: vem Senhor, nos salvar”. (Guia Litúrgico Pastoral 3.1 – p.86)


Mas, sim, o Advento já teve um caráter penitencial semelhante ao da Quaresma e este caráter adquiriu-se sobretudo nas Igrejas da Gália, que, posteriormente, foi passado para Roma no século XII, onde, porém, nunca foi eliminado o canto jubiloso do Aleluia durante este período.

O Advento tem toda sua estruturação, organização, origem e fundamentação (teológica e bíblica) na Igreja Católica. Algumas Igrejas Protestantes celebram o Advento, mas com algumas diferenças típicas de sua incoerência teológica, como a Luterana, Calvinista, Anglicana. O único Advento celebrado corretamente é o nosso, pois já é uma tradição e os celebrados pelas Igrejas Protestantes foram transformados e alguns elementos católicos foram suprimidos, como, por exemplo, o papel fundamental da Virgem Maria.

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